Pesquisa é entendida como o processo racional e sistemático, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico.
A pesquisa, atividade importante no processo de ensino e de aprendizagem, precisa ser estimulada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, o termo pesquisa não se aplica exclusivamente ao trabalho escolar, mas a diversas áreas de atuação humana. Em definição, pesquisa é entendida como o processo racional e sistemático, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e tem como objetivo buscar respostas aos problemas sugeridos, podendo gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar conhecimento preexistente.
Como se aplica a várias situações e a vários campos de conhecimento, as pesquisas podem ser classificadas de diversas formas e com diferentes critérios. Por exemplo: quanto aos objetivos (exploratórias, descritivas e explicativas), quanto aos procedimentos técnicos utilizados (bibliográficas e documentais experimentais, estudo de caso, pesquisa-ação, participante), quanto aos métodos de abordagem (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético) e outros.
Mas aqui, neste texto, o que nos interessa é a pesquisa escolar, aquela que se realiza em situações de aprendizagem estimuladas pelo professor, com apoio de um bibliotecário e usando recursos de uma biblioteca, ou realizada em casa. A pesquisa escolar bem organizada deve caracterizar-se com uma atividade sistematizada, um processo formal, que visa auxiliar o aluno a:
Estudar com independência;
Planejar;
Conviver e interagir em grupo;
Aceitar as opiniões dos grupos;
Usar adequadamente a biblioteca;
Utilizar as fontes e consulta;
Desenvolver o pensamento crítico e o gosto pela leitura;
Adquirir autonomia no processo de conhecimento;
Aprender a trabalhar colaborativa e cooperativamente; entre outras.
Referência: Morais, Marta Bouissou. Ciências – ensinar e aprender /Marta Bouissou Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade. Belo Horizonte: Dimensão, 2009, p. 72.
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