Altina Costa Magalhães
O ensino aprendizagem no contexto escolar exige cada vez mais do
educador/mediador que o tema/projeto a ser desenvolvido em sala de aula
seja trabalhado de forma eficiente, prazerosa, instigadora e assim o
professor tem que estimular, suscitar nos alunos a curiosidade, o
desejo de descobrir seu próprio mundo, de esclarecer suas dúvidas e
incertezas. Isso exige do professor dedicação, compromisso, técnica,
conhecimento científico, e manuseio das tecnologias.
O professor/mediador tem a função de planejar, avaliar, e
replanejar a sua prática docente em prol de uma aprendizagem
significativa para os alunos. Neste contexto é necessário que se pense
nos recursos didáticos e suas funções na prática pedagógica.
Recursos didáticos são todos os instrumentos utilizados em uma aula,
evento didático, ou qualquer uma situação de aprendizagem a fim de
favorecer aos participantes a ampliação de seus horizontes, isto é de
seus conhecimentos. Eles tornam a aprendizagem viável, significativa,
acessível e evitam que as aulas tornem-se monótonas, rotineiras, ou que
caiam na mesmice do dia-a-dia. Eles contribuem para mediar as relações
efetivas que ocorrem dentro do ato de ensinar e aprender.
Partindo de tudo que já foi explicitado sobre o tema deste trabalho
e com a certeza de que estamos de fato na era da informação que
dinamiza a sociedade em uma velocidade muito grande e essa dinamicidade
social leva a escola a passar por profundas transformações e por
consequência sair do tradicionalismo teoria em que os recursos
didáticos são: o quadro de giz e acessórios, livro didático e
paradidático, gravura, cartaz de prega, flanelógrafo, foto, dicionário,
caderno, lápis, caneta, sucata, e alguns componentes da natureza bem
como o discurso do professor, sabe-se que agora com todo o avanço
decorrente da globalização faz-se necessário que a escola repense seu
papel, suas funções, sua postura, sua filosofia, sua teoria pedagógica
e por consequência traga para sua prática novos instrumentos didáticos.
Aos já existentes do tradicionalismo agregam-se os novos recursos
pedagógicos frutos do avanço científico e tecnológico como: o rádio, a
televisão, o DVD, o celular, o computador, a informática, a internet, a
impressora, o data show, a filmadora digital, softwares educativos e
toda uma gama de ferramentas e dispositivos que surgem todos os dias e
que podem e devem contribuir para que a educação melhore mais
rapidamente.
Neste novo cenário social que a escola está inserida as tecnologias
da informação e da comunicação estão cada vez mais presentes nas casas,
nos locais de trabalho e na escola o computador a informática e a
internet passaram a ser o carro chefe dos recursos didáticos, estes
agregam mais valor ao trabalho do professor, pois são instrumentos
ricos em dispositivos e ferramentas capazes de oferecer uma gama de
informações que possibilitam a interação dos alunos com os fatos
pretéritos e os recentes e até em tempo real. Por isso agora a escola
tem que mudar o discurso, a filosofia. O professor é o mediador que
estimula os alunos a navegarem pelas informações, fazer suas
descobertas, construir sua aprendizagem em um processo de atualização,
renovação e adaptação às novas tecnologias virtuais, e digitais.
Contemporaneamente, os recursos didáticos têm a função de mediar o
processo ensino aprendizagem contribuindo para os que deles usufruem
compreendam as atividades propostas em sala de aula, o seu
desenvolvimento e seu resultado, eles possibilitam melhorar a
cognição, a rede de relações humanas, a postura positiva, a organização
das idéias de forma madura, crítica, criativa, com autonomia e
autenticidade e assim sendo também melhorar a capacidade de expressão e
de colaboração dos indivíduos, educandos pertencentes a esta sociedade
e esta escola que desponta neste novo cenário da informação e da
comunicação.
Os Recursos didáticos são de importância capital para uma
aprendizagem significativa, desde que seja utilizado como meio e não
como fim em si mesmo, por profissionais capacitados que conheçam de
fato suas potencialidades educativas. Desde o livro a TV e o
computador, podem possibilitar ao educando um estudo da realidade
local, ampliação da capacidade de observação do mundo que o rodeia e a
construção da autonomia. Assim o estudante terá mais facilidade de
compreender o conteúdo se começar a abordá-lo, segundo sua realidade,
seu desenvolvimento real e as relações com as situações regionais,
nacionais e mundiais, percebendo criticamente o mundo, construindo uma
aprendizagem autônoma e significativa. (WANAKAL, 2010).
Referências
WANAKAL, A função dos recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. 2010 disponível em:< http://wanakal-tecnologiaeeducacao.blogspot.com/2010/09/funcao-dos-recursos-didaticos-no_16.html.> Acesso em 05/02/2012.Fonte:
http://www.webartigos.com/artigos/a-funcao-dos-recursos-didaticos-na-pratica-pedagogica-uma-reflexao/83729/
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