Hoje em dia nos deparamos com enorme quantidade de
recursos tecnológicos (televisão, vídeo, rádio, calculadora, computador...),
alguns já antigos outros mais novos, com isso a quantidade de informações vem
aumentando de tal forma que é preciso uma conscientização maior para que
possamos nos beneficiar dessas tecnologias, cabendo á escola o papel de exercer
essa consciência crítica assim como uma orientação maior no sentido da
utilização correta desses meios, pois ela não pode desconhecer esta realidade
que se aproxima com o novo milênio e, muito menos, caminhar em sentido oposto
ao que ocorre do lado de fora dos seus muros.
O Brasil está vivenciando um momento de grandes
transformações e a tecnologia é uma das responsáveis por esse avanço, pois ela
está inserida em todos os setores, quer seja no supermercado, no banco, nas
lojas, nos brinquedos etc. e as crianças em idade escolar já têm acesso a
alguma manifestação desse desenvolvimento. Nesse contexto de transformação, a
escola precisa trabalhar com essa multiplicidade de visões do mundo, numa perspectiva
de formar o ser humano "programador da produção" e não de treinar um
ser "humano mercadoria", tornando viável o desenvolvimento de suas
ações com todos os meios.
Não se pode continuar a pensar que incorporar os
novos recursos da tecnologia na educação seja uma garantia, pura e simples, de
que está se fazendo uma nova educação, é preciso, porém que a escola exerça o
papel de modificadora dos mitos e mentalidades e que trabalhe na formação dos
professores, para que essa incorporação não se dê como instrumentalidade, como
uma pura e simples introdução de novos elementos e sim como integradora efetiva
entre a educação e esses meios, tornando-se presente e participante da
construção dessa nova sociedade, não como resistente aos velhos valores em
declínio ou como mera espectadora acrítica dos novos valores em ascensão e sim
como enriquecedora do ambiente educacional, propiciando a construção de
conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa.
Lília
Maria Souza dos Santos
Fonte:http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/lliamaria.htm
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