1. O Conceito de Tecnologia
O conceito de tecnologia, em seu sentido mais amplo, se aplica a tudo aquilo
que, não existindo na natureza, o ser humano inventa para expandir os seus
poderes, tornar o seu trabalho mais fácil e fazer a sua vida mais agradável.
Tecnologia não é apenas instrumento, ferramenta ou equipamento tangível:
arado, óculos, computador
Tecnologia é também coisa intangível, como procedimentos, métodos, técnicas,
algoritmos e notações. A lógica e a linguagem são tecnologia. Dentro da
linguagem, a fala e a escrita, na língua materna ou em outra, é tecnologia.
2. Tecnologia e Educação
As grandes revoluções tecnológicas que tiveram enorme impacto na educação
foram:
A. A Invenção da Fala, que permitiu o surgimento da educação como diálogo
pessoal e individualizado. Sócrates é o principal educador a representar esse
estágio de desenvolvimento tecnológico.
B. A Invenção da Escrita Alfabética, que representa os sons e não os objetos
e que permitiu o surgimento da correspondência e do livro manuscrito -- e,
portanto, o aparecimento da educação a distância.
C. A Invenção da Impressão Tipográfica, que permitiu a criação do livro
impresso e que criou condições para a educação em massa e, portanto, para a
criação da escola moderna.
D. A Invenção do Computador e da Comunicação Digital, que permitiu o
surgimento da Internet e, com ela, de multimídia, isto é, pessoas em contato
umas com as outras e com a informação num ambiente interativo que incorpora som
(como a voz humana), imagem, e texto -- e que, portanto, torna possível
educação presencial e a distância que é ao mesmo tempo personalizada e
individualizada e em massa.
3. Multimídia e Educação
O aparecimento de multimídia, como definida no item anterior, torna possível
a criação de novos espaços, tempos e ambientes presenciais e virtuais de
aprendizagem colaborativa que passam por cima das paredes de nossas salas de
aula e dos muros de nossas escolas.
O caráter inovador de multimídia, do ponto de vista da educação, não está em
uma nova forma de aprender que ela tornaria viável. Multimídia é uma tecnologia
cumulativa: ela aproveita o som (a fala), o texto (a escrita) e a imagem (o
desenho, a fotografia, o cinema, o vídeo). Esse caráter inovador se resumo,
portanto, em tornar viável uma educação personalizada e individualizada,
baseada no diálogo e na discussão crítica (pela escrita ou de viva voz),
semelhante à que havia na época de Sócrates, mas enriquecida por:
A) Acesso fácil e generalizado a documentos escritos, sonoros (discursos,
conferências, discussões, conversas, músicas, efeitos especiais, etc.) e
visuais (filmes, documentários, noticiários, animações e simulações, etc.); e
B) Comunicação instantânea, e também incorporando texto, som e imagem, numa
"agora" (praça) virtual global que é a Internet.
Nosso desafio, no momento, é reinventar a escola para que ela, sem paredes,
sem muros, e inserida num contexto global, faça o melhor uso possível desses
novos espaços, tempos e ambientes, tanto presenciais como virtuais, de
aprendizagem colaborativa que a tecnologia hoje torna possível.
Eduardo O C Chaves
Fonte:http://palestras.net/textos-self/edutec.htm
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário