É uma expressão relativamente nova, e não se associa às letras, mas sim a exclusão digital.
Tempos modernos exigem comportamento moderno e até mesmo o
aprendizado de novas teorias e tecnologias. A ponto de um autor do
quilate de Gilberto Dimenstein criar esta nova categoria de analfabetos
funcionais, o "analfabeto digital".
Hoje em dia, dados os avanços tecnológicos, é fundamental que todos
tenham acesso a terminais de computadores e saibam operar com alguns
sistemas básicos que permitem, com grande velocidade e eficiência,
digitar textos, fazer cálculos, trabalhar com imagens e gráficos,
elaborar planilhas de contas, etc., etc.
Não cabe resistir ao avanço da tecnologia nesta dimensão,
naturalmente. Contudo, vivemos tempos difíceis, de crises em múltiplos
planos, o que pode fazer com que, sob a falsa argumentação de que faltam
recursos, prive-se o profissional de uma ferramenta hoje básica para
que possa trabalhar e assim deixe o empresário ou administrador de
ganhar em eficiência e até em lucratividade prática "porque precisava
economizar" e economiza privando o profissional de ferramentas de
trabalho. Guardadas as devidas proporções, fazer isso hoje é como, no
início da Revolução Industrial, deixar de prover os camponeses com pás e
enxadas metálicas sob a argumentação de que deveriam fazer como seus
antepassados e utilizar os mesmo instrumentos de madeira do tempo
feudal. Naturalmente, quem assim se posicionou frequentemente faliu
diante do avanço da mecanização, da tecnologia ascendente no ocidente.
Hoje, mesmo que abstraiamos a questão da lucratividade ou da
competitividade, cerne da mentalidade capitalista, burguesa, temos de
ceder aos avanços tecnológicos em nome da pura e simples eficiência. A
internacionalização das decisões em informática descentraliza e faz com
que todos os países do mundo estejam inseridos no contexto. As exceções,
que sempre existem, são muito poucas. Mais óbvios os casos de Cuba e
Iraque, ambas nações há anos sofrendo alguma espécie de bloqueio -
provisório por definição que quando o bloqueio acabar ambas as nações
serão também inseridas no contexto.
Mapa da exclusão digital (fonte: Fundação Getúlio Vargas)
.
Os gráficos acima mostram a proporção da população que tem acesso a computador em função da região de origem e da cor (fonte: Mapa da exclusão digital / FGV)
(Fonte: Lázaro Chaves)
http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/analfabetismo-digital
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