Tradutor de Páginas

Orientações para uma boa pesquisa Escolar



Algumas condições iniciais são necessárias para que a pesquisa permita aos alunos conhecer e exercitar os procedimentos da investigação científica.

1-   Definir os objetivos: O queremos saber? É necessário discutir  e definir com os alunos as questões às quais se pretende responder, qual a relevância dessas questões, quais são centrais, qual nível de aprofundamento almejado, etc. Contudo, isso não deve impedir a criatividades dos alunos no planejamento e na execução da pesquisa.

2-  Definir como será feita a pesquisa: Em grupo? Individualmente? Cada aluno faz sua parte da pesquisa, e o professor os organiza em grupos para discutirem e trocarem informações? Os grupos realizam parte da pesquisa e em sala de aula o professor organiza as situações de trocas de informações? No final da pesquisa existe um produto individual, um produto de cada grupo ou um produto da turma?

3-    Definir o tratamento que será dado às informações: Relato oral? Registro por escrito? Relato elaborado pela turma a partir das contribuições individuais ou de grupo?Relatório contendo textos, tabelas, gráficos e figuras? Desenhos, pinturas, montagens, moldagens confecção de maquetes e outros artefatos, confecção de álbuns, fôlderes, cartazes? Registro fotográfico? Produção de vídeos? Apresentação teatral? Outras formas?

4-    Determinar o tempo para a realização da pesquisa: Qual o prazo de entrega/apresentação? A pós determinar o prazo, é importante que o professor acompanhe o desenvolvimento da pesquisa, reservando um tempo das próximas aulas para fazer perguntas sobre o andamento do trabalho, resolver dúvidas, dar novas sugestões, auxiliar na resolução de possíveis impasses e/ ou conflitos. Deve-se manter uma agenda ou cronograma, que pode ser colocado em um quadro na sala para o professor e a turma irem registrando as ações de cada grupo.

5-    Sugerir as fontes a serem utilizadas: Quais recursos poderão ajudar? A busca de informações em fontes variadas é sempre rica. Despendendo do tema e do objetivo da  pesquisa, os alunos poderão entrevistar profissionais e/ ou pessoais da comunidade, realizar visitas, passeios ou excursões, etc. Mas a maori das pesquisas sugeridas aos alunos utiliza como fontes o suporte bibliográficos e o suporte eletrônico.  

Referência: Morais, Marta Bouissou. Ciências – ensinar e aprender /Marta Bouissou Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade. Belo Horizonte: Dimensão, 2009, p. 72 -73.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;