Tradutor de Páginas

O que é Pesquisa Escolar?


Pesquisa é entendida como o processo racional e sistemático, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico.

A pesquisa, atividade importante no processo de ensino e de aprendizagem, precisa ser estimulada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, o termo pesquisa  não se aplica exclusivamente ao trabalho  escolar, mas a diversas áreas de atuação humana. Em definição, pesquisa é entendida como o processo racional e sistemático, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e tem como objetivo buscar respostas aos problemas sugeridos, podendo gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar conhecimento preexistente.

Como se aplica a várias situações e a vários campos de conhecimento, as pesquisas podem ser classificadas de diversas formas e com diferentes critérios. Por exemplo: quanto aos objetivos (exploratórias, descritivas e explicativas), quanto aos procedimentos técnicos utilizados (bibliográficas e documentais experimentais, estudo de caso, pesquisa-ação, participante), quanto aos métodos de abordagem (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético) e outros.

Mas aqui, neste texto, o que nos interessa é a pesquisa escolar, aquela que se realiza em situações de aprendizagem estimuladas pelo professor, com apoio de um bibliotecário e usando recursos de uma biblioteca, ou realizada em casa. A pesquisa  escolar bem organizada deve caracterizar-se com uma atividade sistematizada, um processo formal, que visa auxiliar o aluno a:

Estudar com independência;

Planejar;

Conviver e interagir em grupo;

Aceitar as opiniões dos grupos;

Usar adequadamente a biblioteca;

Utilizar as fontes e consulta;

Desenvolver o pensamento crítico e o gosto pela leitura;

Adquirir autonomia no processo de conhecimento;

Aprender a trabalhar colaborativa e cooperativamente; entre outras.

   Referência: Morais, Marta Bouissou. Ciências – ensinar e aprender /Marta Bouissou Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade. Belo Horizonte: Dimensão, 2009, p. 72.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;