Tradutor de Páginas

Como surgiu o computador?



 ENIAC – Electrical Numerical Integrator and Calculator

O primeiro computador surgiu em 1946 na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e se chamava ENIAC – Electrical Numerical Integrator and Calculator.

Era uma máquina gigante que possuía mais de 5 metros de altura, 25 metros de comprimento e pesava mais de 30.000 quilos ocupando uma sala inteira. Veja na imagem a seguir um desses primeiros computadores.

Onde o computador é utilizado?
Atualmente o computador é usado em casa, nas empresas, em centros de pesquisa de universidades, em órgãos do governo e institutos, em áreas como agricultura, engenharia, medicina, ciência e tecnologia.

Hoje, muitos produtos são computadorizados, desde um pequeno telefone celular até um avião em pleno vôo possuem um computador executando alguma tarefa.

No telefone celular ele é responsável por gerenciar as ligações, a lista de contatos e a carga da bateria, no avião é ele que processa as informações e dá aos pilotos informações como altitude, pressão, temperatura, distância e velocidade. 

Nos tratores modernos o computador calcula, por exemplo, por quanto tempo é possível trabalhar com a quantidade de combustível que há no tanque, a velocidade adequada para cada atividade realizada, monitora a quantia de fertilizantes ou inseticidas a serem usados.

Você sabe quais são os principais componentes de um computador?

O hardware é a parte física do computador ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos

O software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.

A placa-mãe
É uma placa de circuitos, que fica dentro do gabinete do computador e tem esse nome por ser responsável de ligar as demais placas, memórias, o processador (CPU) e o disco rígido.

A CPU
A central de processamento único (Central Processing Unit –CPU) ou simplesmente processador é o cérebro do computador, pois é ele quem controla e executa as ordens dadas pelo sistema operacional.

O disco rígido
O disco rígido é formado por pequenos discos de metal e possui uma grande capacidade de armazenamento de dados. É no disco rígido que são guardadas informações como aplicativos, imagens e textos.

A memória
Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.

Basicamente, ela possui dois tipos:

Memória principal: também chamadas de memória real, fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador em um determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não-volátil), registradores e memórias cache.

Memória secundária: Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

A fonte
É a fonte que fornece a energia adequada para todos os componentes do computador como placa-mãe, processador, disco rígido e memória.

O monitor
Semelhante a uma televisão, o monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.

Há uma série de modelos de monitores, no entanto os mais conhecidos são o CRT (Cathodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos), o convencional; e o mais moderno e atual de LCD (Crystal Liquid Display - Tela de Cristal Líquido).

O teclado
O teclado de computador é semelhante a uma máquina de datilografia e é utilizado como dispositivo de entrada de dados. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, embora também sirvam para o controle de funções de um computador e seu sistema operacional.

O mouse
Assim como o teclado, o mouse é também um dispositivo de entrada do computador. Ele é conhecido por esse nome por ser semelhante a um rato, que em inglês tem o nome de mouse.

Sua função básica é movimentar o cursor que aparece no monitor. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem outras possibilidades, que podem variar conforme o programa que se está utilizando.

Existem modelos com um, dois, três ou mais botões de clique cuja funcionalidade depende do programa que está sendo utilizado. Com o uso, você verá que o botão esquerdo é o mais utilizado.

Alguns mouses apresentam também um botão de rolagem, que facilita a navegação em sites e em páginas que apresentem muitos dados. A seguir veja a imagem de um mouse atual, com dois botões de clique e um botão de rolagem.

O leitor/gravador de discos
O leitor/gravador de discos é muito utilizado para instalar aplicativos, ouvir músicas e assistir a filmes. É possível, também, gravar os dados nos discos a fim de termos uma cópia de segurança.

O gabinete
O gabinete é a caixa dos segredos. Nela existe tudo que faz o computador funcionar.

A impressora
É a impressora que coloca no papel tudo que fizemos no computador utilizando os aplicativos. Ela pode imprimir vários documentos ou até fotos.

Os aplicativos
Os aplicativos são programas de computador que tem funções específicas.
Exemplo 1: calculadora, editor de textos (Microsoft Word), editor de planilhas (Microsoft Excel) e navegador de internet (Internet Explorer).

Exemplo 2: Linux (Processador de texto), (Planilha eletrônica), e navegador de internet (Firefox Mozilla).


Referência:
Primeiros  Passos na Informática: Programa Inclusão Digital - EaD SENAR

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;