Tradutor de Páginas

5 Passos Para Registrar Uma Pesquisa Escolar


Um trabalho de pesquisa contém quatro itens indispensáveis, podendo ainda ser acrescido de anexos. Os quatros itens são: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Bibliografia e Anexos (opcional).

1- Introdução: apresenta a ideia geral do trabalho; o que se pretende abordar, quais serão as partes principais, como será a organização, quais os objetivos.

2- Desenvolvimento: é a parte mais extensa da pesquisa, pois contém a descrição a análise do assunto, além da argumentação a favor das ideias apresentadas. O aluno deve organizar as informações obtidas de maneira lógica, a partir da orientação do roteiro, procurando desenvolver uma linguagem pessoal e comunicativa e buscando encadear e relacionar as ideias. Frases ou trechos de alguma fonte (livro, revista, sites da internet) devem ser redigidos entre aspas, e a fonte, entre parênteses (no caso de livros, por exemplo, nome do autor, título do livro, número edição, editora, local, ano da publicação, volume é número da página).

3- Conclusão: é a síntese do trabalho. Deve ser breve, exata, concisa e não pode conter nenhuma ideia, fato ou argumento novo.

4- Bibliografia: a bibliografia é fundamental e não pode faltar em um trabalho de pesquisa. Ela deve incluir os dados de todo o material utilizado pata desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados.

5- Anexo: os anexos são as partes ilustrativas da pesquisa (figuras, reportagens de jornais ou revistas, gráficos, mapas e outros).

Referência: Morais, Marta Bouissou. Ciências – ensinar e aprender /Marta Bouissou Morais, Maria Hilda de Paiva Andrade. Belo Horizonte: Dimensão, 2009, p. 75 -76.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;