Tradutor de Páginas

O Professor e a Mudança

“A partir de suas ações em sala de aula, o professor deveria levar o alunado a experimentar o prazer e a felicidade profissional”. (F.Cristo)

Ser professor é como um vírus que se inocula em nós e nos deixa imunizados a pensar em largar tão nobre papel de docência. Amamos e gostamos daquilo que fazemos. Somos apaixonados e otimistas com a mudança do ser humano embora, as vezes, sejamos obrigados a sorver o cálice da incompreensão humana em nossa convivência relacional.


Através do ensino, somos meros instrumento para predispor o aluno à aprendizagem e consequentemente, a mudança como resultado do nosso ato de ensinar. O ensino tem como objetivo a aprendizagem e aprendizagem é mudança de comportamento. Nós, professores, somos por excelência agentes de mudança. Estamos em nossa vida social como um todo, comprometidos com a mudança.




Em nossa ação o podemos pensar,ar a tríade de nossa mudança existencial.  Ao ensinar est sentir e agir pelo aluno e sim fazê-lo assimilar e incorporamos ajudando o aluno a encontrar o melhor caminho ou estratégia para a aprendizagem ocorrer. ensinado.Não basta somente despejar toneladas de informações nos alunos. É preciso orientá-los como aprender o que foi ensinado.

 

De nossa ação depende a reação positiva ou negativa para a aprendizagem do aluno. A alegria em saborear ou a tristeza em mastigar um “prato de saber”. Podemos usar o nosso comportamento para facilitar ou dificultar a aprendizagem de quem nasceu para que nós possamos ajudá-lo.



O contato em sala em sala é uma relação essencialmente humana, impregnada pelo verbo de ensinar com amor e pelo amor tendo, como consequência futura, o cidadão pleno, ético e de relevância social.

Fabiano de Cristo N. Dias
Psicólogo, Professor, Especialista em Recursos Humanos e em Psicologia Organizacional e do Trabalho

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;