Tradutor de Páginas

Descrição sumária da Internet



A rede global de informação, mais conhecida por Internet, alterou a forma de comunicar e aceder à informação. À medida que caminhamos para o final do século, a Internet vai-se afirmando cada vez mais nos diversos espaços da nossa vida contemporânea: política, economia, publicidade, comunicação social, investigação, etc. A Internet assume-se como um novo lugar de lazer, de divertimento, de comércio e serviços, de educação, de investigação, de informação, de comunicação, etc. A Internet vai, cada vez mais, abrangendo as mais diversas áreas da nossa sociedade.

A Internet é uma rede mundial de computadores ligados entre si e que usam um protocolo de ligação comum (TCP/IP), partilhando dados da mais diversa ordem. Estar ligado a esta rede global significa ter acesso a um novo mundo de possibilidades, que eram impensáveis há uns anos atrás. A Internet veio revolucionar o nosso mundo de comunicação, possibilitando-nos aceder a bibliotecas, livrarias, universidades, grupos de investigação, professores, etc., dos mais variados cantos do mundo.

 As bases de dados, listas bibliográficas, catálogos (e catálogos de catálogos) acessíveis a partir de qualquer parte do globo proliferam na Internet. Para saber o que consta do catálogo eletrônico da Biblioteca do Instituto Universitário Europeu (uma entre mais de 4000!) ou da Biblioteca Nacional Portuguesa, é absolutamente desnecessário ir a Florença ou ao Campo Grande. Podemos ligar de casa e, pelo preço de uma chamada telefônica local, pesquisar e arquivar os resultados. (Magalhães, 1995, p. 15)

Com qualquer computador pessoal, um modem (aparelho que liga o computador à linha telefônica, permitindo que a informação possa ser enviada de um computador para outro), uma linha telefônica, e um programa de navegação na Internet (mais conhecido por browser, podendo-se obter alguns deles ‘gratuitamente’ na Internet) têm-se os requisitos necessários para poder aceder a este novo mundo. Além disso, e no caso de não se ter uma ligação direta à Internet (a esmagadora maioria dos utilizadores), é também necessário recorrer a um fornecedor de serviço de acesso à Internet (ISP – Internet Service Provider). No mercado nacional existem diversas empresas dedicadas a esta área de telecomunicações, oferecendo a grande maioria delas a possibilidade de aceder à Internet com o preço de chamada telefônica local, na grande parte do território nacional.

Esta rede mundial possibilita-nos aceder a uma série de recursos, dos quais se destacam os mais importantes: serviços de busca de informação (World Wide Web, Gopher, Archie, Wais), e-mail, fóruns de discussão (newsgroups), transferência de ficheiros (FTP), e conversação em direto (IRC).

De entre os serviços de busca de informação, a World Wide Web (WWW) é a mais importante. Aliás, a WWW é a face mais visível e utilizada da Internet. A WWW é um sistema de gestão de informação baseado em hipertexto (HTML) e utilizando um protocolo específico (HTTP). A WWW é uma biblioteca virtual que nos oferece informação sobre quase todos os temas. O fato de a grande maioria das instituições possuir um endereço na WWW, demonstra não só a grande divulgação da WWW, como também a enorme quantidade de informação nela contida. Não é por acaso, que grande número de anúncios publicitários colocam o endereço dos respectivos produtos na WWW, a fim de que os consumidores possam conhecer e descobrir melhor esses mesmos produtos. O Gopher, que também faz parte dos serviços de informação “é um sistema organização e distribuição que assegura o fácil acesso dos utilizadores a listas hierarquizadas de recursos informativos espalhados pela Internet” (Magalhães, 1995, p. 311).

O E-mail é o correio eletrônico, podendo-se enviar a mensagem que se desejar a quem quer que seja que esteja ligado à Internet. Como no correio convencional, é necessário saber o endereço eletrônico da pessoa pretendida. A grande vantagem do e-mail reside na rapidez do envio das mensagens: a mensagem é rapidamente enviada (quase imediatamente) para o endereço desejado. Desta forma, o e-mail permite disponibilizar recursos de aprendizagem humanos, quebrando as fronteiras da distância e da pouca acessibilidade de recursos sobre uma determinada área.

Os fóruns de discussão (newsgroups) são centros de debate sobre os mais variados assuntos, estando divididos por núcleos temáticos. Qualquer pessoa pode ter presença ativa (expressando opiniões nesse fórum) ou apenas participar (lendo apenas as opiniões desse fórum). O funcionamento destes fóruns é muito semelhante ao do e-mail, com a diferença de que a mensagem é enviada para o endereço do fórum escolhido. Desta forma, vários programas de e-mail são ao mesmo tempo programas para ler e enviar mensagens para estes fóruns.

A transferência de ficheiros (FTP) faz-se com recurso ao protocolo FTP (file transfer protocol), permitindo a partilha de ficheiros via Internet. Devido à grande adesão e expansão da WWW, também é possível transferir ficheiros na WWW. Apesar de tudo, muitas instituições ligadas ao ensino à distância distribuem os seus módulos de ensino aos seus alunos via FTP.

A conversação em direto (IRC) é uma modalidade de comunicação entre os utilizadores da Internet, sendo que a comunicação efetuada é feita em direto. Esta comunicação não é oral, mas sim escrita, apesar de já existir software que permite a comunicação áudio e vídeo via Internet. Tal como nos fóruns de discussão, o IRC tem também vários canais, um para cada tema de conversação.

À medida que a globalização desta rede mundial se vai afirmando cada vez mais, novas possibilidades e recursos vão aparecendo. A televisão interativa está a dar os primeiros passos, e a tecnologia de canais, que envia a informação desejada pelo utilizador, do servidor ligado à Internet (computador que tem a informação desejada), para o seu computador pessoal, está a afirmar-se como uma nova ferramenta para os utilizadores da Internet. Apesar de o acesso à Internet ser ainda marcado por grande lentidão, estão-se a procurar novas alternativas na transmissão de dados na net, ou na otimização dos meios já existentes: a possibilidade de transmissão de dados pela rede elétrica, a utilização das fibras ópticas da televisão por cabo, ou a utilização das redes telefônicas digitais (RDIS) possibilitando uma velocidade de acesso mais rápido, são disso exemplo.

Ferreira (1998) declara que grandes companhias ligadas ao ramo informático estão a promover o estudo e fabricação de um novo tipo de modem capaz de aceder à Internet através da linha telefônica, a uma velocidade trinta vezes superior à dos atuais modelos de modems telefônicos mais rápidos. Trata-se de uma nova tecnologia que permite separar as comunicações de voz das de dados, possibilitando manter um acesso à net permanentemente ativo (não sendo necessário marcar o número de telefone de cada vez que se quer aceder à net). Desta forma, a globalização da net será cada vez mais uma realidade.

Rui Manuel Moura
FONTE: http://rmoura.tripod.com/internetedu.htm

LEIA TAMBÉM

20 Lições que Aprendi Sobre Navegadores e Web

 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;