Tradutor de Páginas

A pedagogia da linguagem digital na formação do profissional de E-learning


A seguir listarei um pouco de minha experiência em estratégias de comunicação educacional que acrescentam um diferencial importante no trabalho destes profissionais. Anote as dicas e siga em frente rumo ao sucesso em seu emprego ou na própria Gestão da sua equipe

 
Atualmente com o crescimento exponencial do e-learning no Brasil e no Mundo o Mercado de Trabalho exige cada vez mais a qualificação e conhecimentos de comunicação estratégica com foco na aprendizagem, tanto no ramo educacional quanto no ramo empresarial (Educação Corporativa). Minha experiência com e-learning começou bem no meu primeiro estágio da faculdade em que trabalhava na Unidade de Educação a distância na PUCRS VIRTUAL, isso há cerca de 12 anos.

Como desde adolescente gostei muito de escrever, de conversar, mas principalmente ler jornais, observar os estilos, a personalidade das pessoas por meio dos textos, tentar imaginar como era trabalhar em uma redação, fiquei durante algum tempo pensando em cursar Comunicação Social, mas o tempo passou e acabei optando pelo curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, o curso tinha cadeiras de Psicologia, Educação é claro, Informática na Educação, Educação a Distância e cadeiras da Comunicação Social que foram as que me fizeram seguir adiante 100% motivada até hoje.

O que fiz em minha monografia foi unir as duas áreas que mais tinha interesse: Educação a Distância e os conhecimentos das disciplinas de Comunicação Social que resultou em um artigo publicado em 2009 que pode ser encontrado na internet titulado como A COMUNICAÇÃO COMO JOGO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Uffa, Ok. Você já deve estar pensando, "nossa essa "maluca" não vai ir direto ao assunto? Eu quero saber como fazer para me tornar um profissional reconhecido e disputado no Mercado de E-learning.".

Sim, então vamos lá! 

A comunicação em ambientes digitais deve ser:
1- Clara e coerente
2- Promover o diálogo
3- Incentivar desafios de aprendizagem
4- Estimular a Criatividade e o interesse do usuário/estudante/aprendiz/profissional
5- Ter uma estética agradável
6- Não ter muitas negações como feedbacks não isso, não aquilo e ponto (deve haver um algo a mais além da expressão de um informação (mas isso já daria um outro artigo)
7- Mesclar formas visuais como imagens explicativas, frases afirmativas sempre que possível: por exemplo: Muito bem, podemos seguir adiante agora. Ou algo assim...
8- Sempre que possível utilizar processos de Gamificação dos conteúdos (Jogos Digitais, exercícios colaborativos etc)
9- Promover um relacionamento amigável, convidativo e cativante com quem está por trás da tela.
Durante o meu mestrado pesquisei um pouco mais a fundo a questão da Linguagem digital mas saiba que não é apenas um conceito de aquela linguagem digital eletrônica, meramente computacional que quer explicar como os dados e as informações são processadas até chegar na forma de textos, imagens etc. Não, definitivamente não! Quem quiser entender um pouco mais sobre a Linguagem para e-learning pode também consultar meu artigo publicado em Novembro de 2014 e está disponível na Internet BAKHTIN VISITA A SOCIEDADE DA HIPERCOMUNICAÇÃO. Você vai gostar ;).

A Pedagogia da Linguagem digital refere-se à capacidade de promover a aprendizagem por meio dos meios e recursos digitais, ou seja, o ensino se dará por meio da comunicação educacional com objetivo de facilitar a avaliação dos conteúdos por meio da análise e compreensão de sentidos (aqui me baseio em uma perspectiva bakhhtiniana sobre linguagem).

Dessa forma a linguagem se separa do mero conceito de comunicação e informação no qual ao meu ver o termo Tecnologias da Comunicação e Informação já está totalmente ultrapassado, acredito que deveriam se chamar TLD (Tecnologias da Linguagem Digital), mas... quem sou eu frente ao Poder do Universo? (risos). Voltando ao meu texto, a pedagogia por meio da linguagem digital pode ser entendida de acordo com 4 eixos que podem auxiliar o trabalho de quem avalia os processos de ensino na Gestão e execução do E-learning:

A - Habilidade expressiva (relacionada a exposição de cada um, seja por meio de fotografias, chat, áudios, infográficos interativos, textos, blogs etc...)

B - Habilidade interativa (seja por meio de comunicação síncrona ou assíncrona, o email por exemplo, os bate-papos e as redes sociais)

C- Habilidade reflexiva (capacidade de reflexão pensar, analisar, criticar, concordar com determinado enunciado, esse eixo está implicitamente relacionado ao próximo)

D - Habilidade responsiva (Não irei aprofundar essa questão aqui mas apenas para citar este eixo, todos nós sujeitos falantes/pensantes são capazes de interagir de maneira responsiva com o mundo, concordando, discordando, se manifestando ou não, em um ambiente virtual, até a ausência de resposta é um indício de uma resposta, o gestor do conhecimento deve estar atento para essas questões).

Muito bem, espero que tenham gostado das dicas e que isso possa favorecer os estudos e a qualidade dos processos de linguagem pedagógica nos ambientes digitais. Sim, é complicado é árduo, mas vale a pena desempenhar sempre o melhor que podemos, os melhores profissionais jamais se cansam de aprender, eu mesma estou ingressando para área empresarial na qual não tenho formação superior para isso, mas busco aprender diariamente e como dizia Rubem Alves "Ostra feliz não produz pérola". Vamos adiante!

Se você chegou até aqui e ainda está interessado na qualidade dos processos de ensino a distância, saiba que ainda ontem recebi via facebook a notícia de um Mestrado em Pedagogia do E-learning, fiquei realmente muito interessada na proposta curricular deste programa oferecido pela Universidade Aberta de Portugal, se tiver interesse pode dar uma olhada depois no site deles, além deste que me pareceu sem sombra de dúvidas o mais "compacto", existem outras linhas bem interessantes, a média de preços está entre 3 mil euros. Fica a minha boa dica, agradeço a sua leitura e até a próxima. Ah, quem quiser acrescentar alguma coisa pode entrar em contato comigo ou deixar um comentário logo abaixo. E saiba que segundo a Revista Exame de ontem a profissão de Diretor de Comunicação é uma das que será bastante valorizada na atualidade. Então, fique ligado!

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-pedagogia-da-linguagem-digital-na-formacao-do-profissional-de-e-learning/83997/

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;