Tradutor de Páginas

Veja 10 dicas e curiosidades que você precisa saber sobre a Wikipedia


A Wikipedia é, sem dúvidas, um dos sites mais famosos da internet. A enciclopédia online está no ar desde 2001 e se tornou uma das maiores ferramentas para estudo e pesquisas colaborativas. A plataforma funciona com a ajuda do usuário, que, uma vez cadastrado, pode criar uma página ou alterar e atualizar informações sobre qualquer assunto. Mas, claro, um editor sempre vai examinar o conteúdo antes dele ir ao ar.
Disponível em diversas línguas, a dita Enciclopédia Livre pode ser muito útil e tem mais recursos do que você pode imaginar. Selecionamos10 dicas e curiosidades sobre ela que você precisa saber. Confira!

Prós e contras

Antes de tudo, assim como tudo o que a internet nos disponibiliza, a Wikipedia tem as suas vantagens e desvantagens. A parte boa da plataforma é que é possível inserir muita informação num curto espaço de tempo e pesquisar sobre os mais variados assuntos. Além de tudo isso, caso o usuário domine um determinado assunto, ele pode editar a página de maneira rápida.
Porém, como os conteúdos acabam sendo atualizados com frequência, algumas informações podem ser perdidas e, até mesmo, ficarem um bom tempo erradas até que alguém perceba. Outra desvantagem é que o conteúdo, às vezes, pode ser censurado. Políticos e pessoas influentes acabam criando contas falsas somente para que as informações estejam sempre ao seu favor. Entendendo isso, chegou a hora das dicas.

1. Software Wiki 

A Wikipedia possui um programa de código aberto que permite que o usuário tenha a sua "própria Wikipedia", oferecendo diversos recursos para esse fim. Você pode baixar e começar a criar a sua própria Wiki clicando aqui.

2. Navegue fazendo buscas na primeira página

A página inicial da Wikipedia possui muitos links que podem deixar o usuário bastante confuso, mas, na verdade, eles estão lá para ajudar. Observe-os com atenção.
Dicas Wikipedia
Como se fosse a capa de um jornal, a página vai te mostrar os artigos em destaque, com palavras-chaves linkadas. Assim, a pessoa pode acabar em um artigo que não tinha a intenção de ler quando acessou o site e adquirindo mais conhecimento. Isso, sem contar os espaços dedicados às seções "Sabia que?", "Imagem do dia", "Eventos recentes" e "Neste dia".

3. Spoken Wikipedia

Com a ajuda do "Spoken Wikipedia", um projeto que está em andamento, o usuário poderá subir os seus artigos no site em formato de áudio. Mas, em casos de textos grandes, o recomendado é que o colaborador dite tudo de uma vez só, sem intervalos.

4. Vandalismo

Por ser um ambiente colaborativo, é normal que apareçam alguns vândalos da internet na Wikipedia. A quantidade de vandalismos é alta, acontece todos os dias e, para combatê-lo, o site possui um "exército" de voluntários chamados "Unidade contra o vandalismo", que ajuda corrigindo estes problemas de maneira rápida. 

5. Hoaxes

Um hoax é uma notícia falsa que circula pela internet seja através de portais, redes sociais, e-mails ou a Wikipedia, claro. Por ser um fato bastante comum no site, ele fez uma compilação de alguns hoaxes. Na lista estão assassinatos nunca cometidos, armas fictícias e, até mesmo, uma organização de trombonistas nazistas. Veja a lista.

6. Os Cinco Pilares da Wikipedia

Dicas Wikipedia
Antes de começar a editar ou começar uma página, o usuário precisa estar atento aos "Cinco Pilares da Wikipedia". Os tópicos são:
  • A Wikipedia é uma enciclopédia;
  • A Wikipedia é escrita de um ponto de vista neutro;
  • O conteúdo livre da Wikipedia pode ser usado, editado e distrubuído por todos;
  • Os editores devem tratar uns aos outros com respeito e civilidade;
  • A Wikipedia não possui regras firmes.
Saiba mais acessando este link.

7. Wikiquette

A fim de promover uma boa relação entre seus colaboradores e leitores, além dos cinco pilares, a enciclopédia online criou as suas "regras de etiqueta" e as batizou de Wikiquette. Se o usuário não segue estes padrões, corre o risco de ser banido. Para a Wikipedia, as regras são necessárias porque se houver um ambiente de trabalho hostil, novas pessoas podem deixar de querer colaborar.

8. Recursos especiais

O site possui alguns recursos especiais, veja quais são:
Transformar uma página em livros em PDF
Este pode ser um dos recursos mais úteis do site. Além de converter as páginas em arquivos PDF, ODF ou ePub, o usuário pode mandar imprimir em forma de livro. 
Dicas Wikipedia
Para criar o seu arquivo, vá para a página desejada e, em seguida, no menu ao lado esquerdo, clique em "Imprimir/exportar". Feito isso, escolha entre as opções "Criar um livro", "Descarregar como PDF" ou "Versão para impressão".
Gravações de voz das celebridades
Este recurso é um pouco recente e, basicamente, serve para que o usuário descubra como é a voz das celebridades em suas respectivas páginas.
Página "aleatória"
No menu do canto esquerdo da página há a opção "Página aleatória" que, como o próprio nome diz, levará o usuário a uma página qualquer, independente do seu interesse.
Jogos
Dicas Wikipedia
Que tal mudar um pouco o motivo pelo qual você acessa a Wikipedia? Desde 2012 é possível se divertir com alguns joguinhos cujo tema é baseado no conteúdo do site. Basta acessar a página WikiGame a partir do seu navegador, iPhone ou iPad e começar a se divertir.
Nas proximidades
O Recurso "Nearby" só funciona em laptops e dispositivos mobile. A sua função é sugerir novos lugares para visitar de acordo com a sua localização atual. 
Imagens de domínio público
Os usuários que procuram por imagens de domínio público estão no local certo ao acessar a Wikipedia, que oferece uma lista enorme de opções. Veja-as aqui
Artigos, imagens e sons em destaque
A Wikipedia disponibiliza artigos, imagens e sons que precisam de um destaque especial. São mais de 4 mil imagens e artigos, mas apenas um pouco mais de 200 sons. 

9. Wiki MindMap

Às vezes o usuário precisa fazer uma busca sobre um determinado assunto, mas nem sempre a palavra-chave genérica vai fazê-lo encontrar o que procura. Por isso o Wiki MindMap foi criado. 
Dicas Wikipedia
Escolhendo o idioma e o tema da sua busca, um mapa vai aparecer com diversas outras palavras-chaves relacionadas. Você pode experimentar este recurso aqui.

10. Wikipedia Offline

A Wikipedia pode ser usada offline. Para isso, basta baixar as suas Wikis no seu computador. Os downloads de cada inscrito são limitados a 2 endereços de IP. Saiba mais aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;