Tradutor de Páginas

Introdução ao Hardware e Software

Afinal qual a diferença básica entre HARDWARE e SOFTWARE?

Quando alguém se refere ao hardware do computador, quer dizer as partes concretas do equipamento, como o gabinete do computador, o teclado, o mouse e a impressora. O hardware geralmente é o que imaginamos quando ouvimos a palavra " computador".

 O software é o que executa o computador - programas. Um processador de texto é um software, assim como um jogo de computador. Um programa consiste de instruções ou dados os quais o computador deve utilizar.

 Vendo em outros termos, um pianista é o hardware e sua partitura musical, é o software, se você remover uma nota e colocá-la em outro lugar na partitura, sairá uma música diferente.

Sistema Operacional

É o sofware mais importante do computador, ele é instalado em uma área especial dentro do disco rígido e é carregado (para a memória RAM) toda vez que o computador é ligado. Somente depois de ativado no sistema operacional que poderá chamar outros softwares ou utilizar algum hardware. Exemplos de sistemas operacionais: Windows, Linux, Unix, OS, etc.

Falando um pouco mais de Hardware....

O Computador:

É qualquer dispositivo eletrônico que pode armazenar, manipular e enviar dados processados de volta ao usuário.

PC:

o termo vem de "Personal Computer", ou, computador pessoal. Originalmente era o nome do computador da IBM, depois passou a ser utilizado para computadores de qualquer marca que rodassem windows.

MAC:

Computadores da Macintosh.

O gabinete do Computador

É o principal elemento, o mais visível, é ele que contém a CPU, o disco rígido, o driver de CD/DVD, saídas para a impressora, caixas de som, etc.
O gabinete do computador pode ser em forma de:
  • Desktop: é o gabinete que fica na horizontal (geralmente se coloca o monitor em cima dele!);
  • Torre: é o gabinete que fica na posição vertical;
  • Portátil: os notebooks

 

Dispositivos de Entrada

O teclado e o mouse são dois dispositivos típicos de entrada, porque permitem que você INSIRA dados/informações no computador.

 

Dispositivos de Saída

O monitor e a impressora são dois dispositivos típicos de saída, porque permitem que você RETIRE dados/informações do computador.

Dentro do Computador: O Processador

A CPU (unidade central de processamento) é um pequeno chip que faz todo o controle das operações que serão realizadas pelo computador. Pode-se chamar de processador  ou microprocessador.  Os fabricantes mais conhecidos deste componente são Intel e AMD.

O que é Megahertz? É a taxa de velocidade da CPU com os outros componentes do computador.

 

Dentro do Computador: Memórias / Área de Armazenamento de Dados

RAM: memória volátil do computador. Memória bastante rápida para acesso pelo processador, porém muito mais cara. A CPU a utiliza para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador. Esta memória somente fica ativa enquanto o computador estiver ligado, quando o computador for desligado, tudo o que estiver armazenado nesta memória perde-se. Capacidade de armazenamento geralmente varia entre 256Mb (megabytes) a 1Gb (gigabytes);

Disco Rígido (HD): memória permanente do computador. Memória mais lenta para acesso, porém muito mais barata. É aqui que armazena-se todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado. Capacidade de armazenamento geralmente varia de 80Gb a 250Gb (gigabytes);

Externas: existem uma infinidade de tipos e capacidades de armazenamento. Alguns exemplos: Pen-drives, CDs, DVDs, HDs, disquetes, fitas, SDs etc.. São dispositivos que geralmente utilizam portas USB para conexão ao computador, não fazer parte do computador propriamente dito, mas podem ser facilmente instalados e removidos. A taxa de transferência dos dados também varia de modelo, mas geralmente são bastante rápidos.

Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/130-informatica-para-concursos/374-introducao-ao-hardware-e-software#.T7pBQ1Igl-Q

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom estou começando um curso a distancia e me ajudou a entender a diferença entre software e hardware. Elisangela Agro SVP

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;