Tradutor de Páginas

Fundamentos da Informática na Educação - I

  "O advento do computador na educação provocou o questionamento dos métodos e da prática educacional"


O computador está propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem. Uma das razões dessa revolução é o fato de ele ser “capaz de ensinar”. Entretanto, o que transparece, é que a entrada dos computadores na educação tem criado mais controvérsias e confusões do que auxiliado a resolução dos problemas da educação. Por exemplo, o advento do computador na educação provocou o questionamento dos métodos e da prática educacional, muitas vezes calejada pelos anos de experiência do professor como centro da informação, o redentor do conhecimento e o livro, umas de suas ferramentas necessárias para o trabalho além do giz e do quadro negro.


É como se eles estivessem em cima do muro, de um lado as experiências de anos e do outro lado o desafio do novo, da necessidade de mudar, pois muitos acreditam que o computador é uma ferramenta pedagógica, mas não sabem como utilizar essa ferramenta para propiciar o conhecimento; não sabem como avaliar as atividades desenvolvidas no mesmo e o pior de tudo é o comportamento dos professores menos informados que receiam e refutam o uso do computador na sala de aula. Entre outras coisas, esses professores pensam que serão substituídos pela máquina.

E os alunos, filhos dessa era digital onde muitos pais exigem o uso do computador na escola, já que seus filhos, os futuros membros da sociedade do século 21, devem estar familiarizados com essa tecnologia, como ficam perante essa indecisão e insegurança desses professores? Afinal, uma das funções de nós educadores é preparar o aluno para viver em sociedade, e a sociedade atual está embasada em tecnologia.

 José Armando Valente

Saiba mais sobre o autor:


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário

 
;